A Panosso Ferry

Nosso Propósito

Panosso Ferry é assessoria e consultoria jurídica especializada em Propriedade Intelectual, com destaque na prestação de serviços de pesquisa de anterioridade, de elaboração de pedidos e proteção por meio de registro de direitos autorais, direitos conexos, programas de computador, marcas, patentes de invenção e de modelos de utilidade, certificados de adição, desenhos industriais, indicações geográficas. Também, atua no acompanhamento de processos junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e demais Órgãos Internacionais, assim como, no monitoramento e na manutenção de direitos de propriedade intelectual para fins de aconselhamento, licenciamento e comercialização.

Assim, reunimos à nossa experiência, o nosso espírito inovador e empreendedor e o poder de nossas parcerias comerciais para assessorar negócios, empresas e organizações nos temas Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para que estes contribuam decisivamente na transformação do mundo em que vivemos para melhor.

Nossa história

Panosso Ferry nasceu do sonho de empreender de uma jovem advogada, Juliana Panosso Ferry de Souza, que conta com mais de 10 (dez) anos de experiência nas áreas de Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, desenvolveu sua trajetória atuando no Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT), na Área de Propriedade Intelectual (API) e na Procuradoria Jurídica (PROJUR) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Nesse período, foi gestora do projeto “Implantação de Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica de Universidades Gaúchas, Pró-Inova NIT-RS”, no qual teve a oportunidade de contribuir com a disseminação da cultura da Propriedade Intelectual e da Transferência de Tecnologia no Estado do Rio Grande do Sul e criar melhores condições para a capacitação de recursos humanos por meio da promoção de cursos, seminários e eventos regionais, nacionais e internacionais em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI), Axonal Consultoria Tecnológica (AXONAL), Instituto Inovação (INVENTTA) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), além de treinamentos através de visitas e missões técnicas a instituições congêneres, também, qualificando-se para estas áreas específicas.

O projeto “Pró-Inova NIT-RS” teve duração de 05 (cinco) anos e envolveu como partícipes 09 (nove) Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, a saber: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade FEEVALE, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Em paralelo, gerenciava as informações relacionadas às tecnologias que tramitavam no Escritório para desenvolvimento das atividades de busca de anterioridade, proteção por meio da elaboração do pedido de registro de patentes, desenhos industriais, marcas, programas de computador e direitos autorais, além da manutenção de anuidades, quinquênios, decênios, destes, e o monitoramento de prazos para responder exigências, apresentar recursos, oposições, manifestações, entre outros. Da mesma forma, monitorava a execução dos contratos de transferência de tecnologia, transferência de know-how, de cotitularidade e com os prestadores de serviços envolvendo ativos de Propriedade Intelectual e demais tecnologias. Ainda, realizava o atendimento à startups e empresas incubadas na Incubadora RAIAR e a empresas condôminas do Parque Tecnológico (TECNOPUC) visando a proteção de seus ativos decorrentes de Propriedade Intelectual.

Posteriormente, atuou como profissional autônoma na área de proteção de marcas, isso porque, Juliana, antes de ser advogada, tem sua primeira formação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e é especialista em Comunicação Estratégica e Branding. E, assim, reunindo todo seu conhecimento acadêmico e seus diferenciais de mercado pela experiência profissional, surgiu a ideia de empreender neste negócio.

Nossa marca

Para efetivarmos nosso propósito, tanto o Design da nossa marca, como a composição de nossa identidade visual, foram pensados buscando por elementos que tivessem como fonte de inspiração a Astrologia e a Mitologia Grega. Da Astrologia, inserimos a nossa marca dois símbolos, o primeiro, do planeta Júpiter, representando a Inovação, a Propriedade Intelectual e a Transferência de Conhecimento para a Sociedade, e o outro, do signo de Aquário, representando a chegada de uma Nova Era evolutiva para humanidade rumo ao terceiro milênio: a Era de Aquário. Já da Mitologia Grega, encontramos uma forma de fazer referência as 09 (nove) musas da criatividade, filhas de Mnemósine (deusa da memória) e Zeus (rei dos Olímpios, cujo equivalente romano é Júpiter), elas representam entidades a quem eram atribuídas a capacidade de inspirar a criação artística ou científica.

O símbolo do planeta Júpiter foi incorporado a marca visando representar a pessoa que patrocina e estimula as artes, a ciência, o ensino, as novas tecnologias e a inovação. Nesse contexto, simboliza a exploração e a descoberta, seja material, física, espiritual, intelectual ou até mesmo sociocultural. Assim, percebemos sutilmente o símbolo do planeta Júpiter formado pelas letras P e F, iniciais de Panosso Ferry.

Desse modo, a energia vinda de Júpiter visa proporcionar a nossa marca um ambiente protetor que estimula o crescimento, a realização de uma obra, seja artística, científica ou tecnológica e a transmissão de conhecimento para a sociedade. Isso porque, Júpiter é o planeta responsável por abrir as portas para a sabedoria, disponibilizando os recursos materiais necessários para o seu desenvolvimento, tornando possível para o homem transcender para além do que é considerado normal (comum). Na prática, Júpiter, aqui, visa facilitar e favorecer essa ascensão intelectual, claro, nós precisamos fazer a nossa parte e ajudar no processo.

Por sua vez, o símbolo do signo de Aquário representa a chegada de uma Nova Era sob regência do signo de Aquário, período em que a humanidade terá novas metas a alcançar em sua senda evolutiva rumo ao terceiro milênio. Atualmente, estamos em período de transição, migrando da Era de Peixes para a Era de Aquário. Tendo isso em vista, o símbolo do signo de Aquário foi integrado a marca representando um convite aos nossos clientes e parceiros comerciais para ingressar nos desafios dessa Nova Era, sejam eles de ordem racional ou intelectual, procurando o entendimento superior (divino) através do estabelecimento de relações lógicas.

Com efeito, predisse-se que a Nova Era Aquariana será um período de mais consciência, de fraternidade universal, de colaboração, onde será possível solucionar os problemas sociais de maneira igualitária, com grandiosas oportunidades de desenvolvimento intelectual e espiritual. Assim, nós estamos aqui para oferecer soluções e ajudar nossos clientes e parceiros comerciais nessa transição.

Com objetivo de representar o selo característico dos certificados de registros de ativos de Propriedade Intelectual, nosso Design buscou inspiração na Mitologia Grega para compor o selo redondo que circunda as iniciais formadas pelas letras P e F, de Panosso Ferry, com a repetição do símbolo baseado no signo de Aquário, de forma contínua 09 (nove) vezes, referendando as 09 (nove) musas da criatividade, visando representar a capacidade de inspirar a criação artística ou científica.

Por fim, também, há uma tendência a Era de Aquário ser mais afetiva, feminina, orientada pelo sentimento e a intuição, onde precisaremos organizar e transmitir conhecimento para que juntos possamos viver de acordo com a ela. Por esse motivo, em nossa identidade visual, além de outras cores que a compõe, utilizamos a cor rosa, simbolizando a feminilidade e a sutileza feminina. E está aí o resultado, nossa marca, representando o nosso propósito, que é a nossa razão de ser e existir no mundo.

Siga-nos nas redes sociais